Arte | Um Museu a Céu Aberto

 

Mais de 20 obras de arte pública, de visita livre, estão no centro da cidade de Estarreja e espalham-se até à Ria e Avanca, terra natal de Egas Moniz, onde o Prémio Nobel da Medicina é evocado num mural. Todos os trabalhos estão relacionados com a cultura, as pessoas e o património paisagístico do concelho de Estarreja, que almeja ser um museu de arte urbana a céu aberto.

A Câmara Municipal, ao promover o ESTAU – Festival Estarreja Arte Urbana, pretende que exista um profundo diálogo entre os artistas e a realidade local,  o que se verificou nas duas edições do evento. Nestes festivais, há criação de murais, instalações, workshops, filmes, palestras, visitas guiadas e música, com a participação de alguns dos melhores artistas urbanos do mundo.

Egas Moniz era um apaixonado pela arte. À porta da casa que habitou em Avanca – Estarreja, ainda hoje podemos ler: as grandes escolas das Artes plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual do Belo.

 

adaptado de SAPOVIAGENS